quinta-feira, 15 de março de 2007

TIRADENTES 30/12 - Viva o Lombo!!!



Dormimos até as 11 horas e, descansados, e perdido o café da manhã da pousada, partimos pra desbravar a cidade. A cidade é linda! As construções coloniais todas limpinhas branquinhas com detalhes coloridos e as ruas de pedra encantam a gente. Começamos pela praça principal da cidade, andamos até fazer calo, entrando em lojinhas de artesanato, antiguidades, compotas e cachaças, tirando um bando de fotos e ficando descontrolados com tudo que víamos. Eu nao aguentei e comprei logo um doce de leite com brigadeiro e um pacote de suspiros.
Cada porta que entrávamos era um mundo e um descontrole a parte. As portas e fachadas pequenininhas não condizem com o mundo de artesanatos que há dentro. Nos mantivemos andando pela praça e ruas adjascentes. Lá pras duas da tarde, bateu uma tremenda fome... nesse momento tomamos uma decisão importantíssima: uma vez em minas, que comamos comida mineira!!
Procuramos um restaurante mineiro bacana, e a Fernanda começou a falar de uma folinha “musa”, tal de “orapronobis”, usada na culinária local. Andamos por alguns restuarantes, todos com pinta de boteco servindo picanha com farofa. Mais um pouco a frente, achamos um monte de restaurantes de comida mineira. Escolhemos um chamado “Confidências Mineiras”, e olha a folinha lá... com lombo ou frango, em ambos os casos servidos com angu. Escolhemos o lombo, e eu, ingenuamente, pedi um caldinho de feijão, pensando que viria um copinho magrinho.
O restaurante era muito aconchegante, com janelinhas pequeninas estilo colonial, aliás, como tudo na cidade. Os tons castanhos das estantes junto ao interiorpintado de amarelo ovo, as cachaças e mini-barris de madeira dão um tom de rusticidade com sofisticação que se completa nas mesas de madeira-de-lei de bordas pintadas e ornamentadas com cadeiras de de madeira muito confortãveis. A comida, vindo da cozinha, puxava aplausos em seu caminho à nossa mesa. Servidos do lombo com orapronobis, foi a vez da MEGA TIJELA de caldinho de feijão chegar à mesa, em uma consistência de quase tutu, e acompanhadaa de torresmo crocante e sequinho. O atendimento, que já estava ótimo, ficou muso depois de trazer mais um pouco desse torresminho e tirar duas fotos muito bem tiradas da gente. Definitivamente acertamos e começamos a entender o significado da alcunha de pólo gsatronomico que a cidade tem. O “Confidencias Mineiras” é parada obrigatrória pra quem vem aqui.

Nenhum comentário: